O futuro do marketing de conteúdo: 3 Tendências Importantes de Marketing de Conteúdo


O marketing de conteúdo digital tem crescido rapidamente na última década.


Toda grande marca está on-line agora, tentando atrair mais e mais clientes com seu conteúdo e por um bom motivo. O marketing de conteúdo era conhecido há muito tempo por seus custos iniciais (comparativamente) menores e diversos benefícios de longo prazo.


Como resultado, o marketing de conteúdo se tornou a principal tática de marketing digital, com mais de 90% dos B2B e quase 90% dos profissionais de marketing B2C admitindo incluir conteúdo em cada uma de suas campanhas de marketing.


Este crescimento constante na popularidade está trazendo vários resultados importantes:


A criação de conteúdo está rapidamente excedendo a demanda de conteúdo . Você deve ter notado que:


Há uma quantidade sólida de conteúdo já criada para qualquer possível pergunta que você possa ter.


Os consumidores estão sendo estragados: eles têm acesso a mais conteúdo de que precisam.


Está ficando cada vez mais difícil surpreender ou envolvê-los. Está ficando mais difícil competir com orçamentos maiores de marketing de conteúdo .


Quanto mais as grandes marcas começarem a criar conteúdo em seu nicho, maiores serão os padrões de conteúdo e mais o público-alvo espera de qualquer conteúdo que encontrar.


Então, qual é o futuro do marketing de conteúdo? Está morrendo?


Certamente não. O melhor do marketing digital é que a engenhosidade e criatividade sempre podem conquistar grandes orçamentos de marketing.


Aqui estão 3 tendências de marketing de conteúdo (que já vemos acontecer) e como usá-las para sua vantagem.


3 Tendências Importantes de Marketing de Conteúdo


1. Colaboração de Conteúdo


A colaboração de conteúdo é uma das tendências de marketing mais bem-vindas por aí. Em 2019 e além, o conteúdo conecta e preenche as lacunas. É um conceito lindo.


Colaboração de conteúdo significa trabalhar com outras pessoas (dentro e / ou fora de sua empresa) na criação e comercialização de seu conteúdo.


A colaboração é uma resposta possível para a maioria das lutas de marketing de conteúdo:


Ele permite economizar na criação e no marketing de conteúdo (e competir com orçamentos mais altos). Se você se concentrar no aspecto de construção de relacionamento, poderá encontrar colaboradores de conteúdo que ficarão felizes em ajudá-lo gratuitamente. A colaboração permite que você descubra ângulos e formatos mais exclusivos que você não imaginaria possível se fosse a única pessoa que trabalha nela.


Aqui estão alguns exemplos possíveis de colaboração de conteúdo:


Envolvendo seus funcionários que não são de marketing e vários departamentos em debate. Um dos exemplos mais divulgados dessa tática funcionando extremamente bem é a campanha de vídeo “ Made the Johnsonville Way ”, criada 100% pelos funcionários da empresa


Incluindo influênciadores no seu conteúdo . Um dos melhores exemplos de conteúdo voltado para influênciadores por aí é o Ranking Factors da Moz , que inclui muitos influênciadores da indústria que não apenas participaram como colaboradores, mas também puderam fornecer seus comentários únicos sobre cada fator de ranking que estavam votando. Lembre-se, este é seu conteúdo exclusivo que também é altamente confiável, pois veio de especialistas notáveis ​​do setor.

2. Otimização de Questão


Costumava haver uma enorme lacuna entre a criação de conteúdo e a otimização: os escritores eram forçados a criar conteúdo em torno de "strings de palavras-chave", frases que precisávamos incluir em uma cópia um certo número de vezes.


Além de matar um pouco a criatividade, essa abordagem tinha outro grande problema: as palavras - chave desumanizam a escrita. É muito fácil esquecer que há pessoas reais digitando essas palavras-chave na caixa de pesquisa.


A evolução do algoritmo do Google está rapidamente colocando um fim a essa tática de otimização desatualizada. O Google não se concentra mais em cadeias de palavras-chave. Agora ele pode avaliar o contexto e a intenção de cada consulta.


Para acomodar o novo algoritmo, estamos finalmente nos afastando do conteúdo de correspondência de palavras-chave e aprendendo a construir um conteúdo mais profundo que realmente agregue valor. Isso está trazendo outra grande tendência de marketing: a otimização de perguntas.


Existem muitas razões importantes para criar conteúdo que responda a perguntas de nicho:


As perguntas estão mais próximas da linguagem natural do que das palavras-chave, por isso elas tornam seu conteúdo muito mais otimizado para a pesquisa O Google entende e apresenta perguntas . Observe todos os elementos de pesquisa o Google apresenta páginas que fazem o melhor trabalho respondendo a consultas de pesquisas.


.As perguntas são mais fáceis de relacionar : você consegue ver claramente o problema que seu cliente-alvo está enfrentando e pode fornecer soluções em seu conteúdo. Crie conteúdo que responda a perguntas e forneça soluções.


3. Personalização de Conteúdo


A personalização dinâmica é outra tendência que está entrando no setor de marketing, apesar de todas as crescentes preocupações com a privacidade.


Personalização de marketing significa personalizar a experiência na web para cada usuário em particular.


A personalização não está segmentando (o que significa fornecer uma experiência personalizada a um grupo identificado de usuários da web).


Por meio de sugestões personalizadas de produtos e conteúdo, a Amazon e a Netflix oferecem experiência de usuário personalizada por muito tempo. A BigCommerce descobriu que as gerações mais jovens de consumidores baseados nos Estados Unidos dependem muito de recomendações personalizadas de produtos baseadas em Inteligência Artificial e anúncios personalizados de mídia social ao tomar decisões on-line sobre compras.


Atualmente, a personalização é esperada da sua marca. Também ajuda as marcas a atrair a atenção de seus clientes nesta era de sobrecarga de informações.


Quando se trata de conteúdo, a personalização dinâmica é mais factível do que você imagina. Aqui estão duas maneiras de personalizar seu conteúdo facilmente agora:


  • Personalize as chamadas à ação em conteúdo, CTAs personalizados aumentam a interação on page.

  • Personalize recomendações de produtos no conteúdo.

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