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O que é Marketing Digital?

Entenda o que é Marketing Digital e como usá-lo no seu negócio.


Você já deve ter ouvido dizer que entender o marketing digital é algo obrigatório para quem empreende pela internet.


Mas o que é Marketing Digital?


Apesar de ser um termo muito comum no mercado online, várias pessoas que trabalham pela internet ainda não conhecem bem esse conceito. É por isso que, neste post, vamos te explicar tudo sobre o tema.


Marketing Digital X Marketing Tradicional


Para começar a entender as diferenças entre marketing digital e marketing tradicional, você precisa, antes de mais nada, entender o que é marketing.


Marketing é o conjunto de estratégias para promover uma marca ou produto.


Sabe a propaganda que você assiste na televisão? Aquelas degustações de produto no supermercado ou aquela amostra grátis de perfume que te entregaram no shopping?


Esses são exemplos de estratégias de marketing tradicional.


O marketing digital é bem parecido com o tradicional, já que seu objetivo também é promover uma marca ou um produto. A diferença é que ele é feito na internet.


Por ser uma estratégia online, você usa ferramentas como sites, blogs, redes sociais, vídeos e aplicativos para celulares que divulguem seu negócio.


Sabe esses banners de publicidade que você vê espalhados na internet? Aquele e-mail com ofertas que você recebeu ou um ebook que você baixou de graça?


Esses são exemplos de estratégias de marketing digital.


Canais de Comunicação do Marketing Digital


Páginas na Web

As páginas web são um dos canais de comunicação mais populares na internet. Alguns exemplos são:

  • Site

  • Blog

  • Página de Captura

  • Página de Vendas

Redes Sociais

As redes sociais são indispensáveis no Marketing Digital, hoje a maior parte das pessoas estão conectadas em alguma das redes abaixo, então estar presente nelas é muito importante. Alguns exemplos são:


  • Facebook

  • Instagram

  • Twitter

  • LinkedIn

  • Printerest

  • Youtube


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Vídeos

Entre as redes sociais, citamos o YouTube, e isso nos leva a outra ferramenta do marketing digital: os vídeos, que são cada vez mais assistidos por quem usa a internet.


Você pode usar vídeos para oferecer conteúdos relevantes para seu público, em uma função parecida com a dos blogs. E, se quiser, você também pode fazer anúncios em vídeo.


E-mail Marketing

Outro canal muito usado no marketing digital é o e-mail marketing, que consiste em enviar mensagens comerciais por e-mail.


Você já recebeu vários e-mails desse tipo, certo?


Os e-mails marketing são enviados em forma de campanha, ou seja, cada mensagem é enviada para uma lista de pessoas interessadas no que a empresa oferece.


Eles são muito úteis para construir um relacionamento de confiança entre a empresa e seu público, e podem ter várias funções diferentes:


Fazer a oferta de um produto;Pedir doações ou assinaturas para uma causa;Entregar um material educativo gratuito;Enviar um conteúdo que seja útil e que ajude a empresa a criar um vínculo maior com o destinatário.


Mídias Pagas


Ainda nos canais de comunicação, há também as mídias pagas, que são os anúncios online que você paga pra veicular. Há vários formatos de anúncios.


O primeiro que vamos citar aqui são os anúncios da rede de display, que são esses banners que você vê espalhados pela internet, sabe?


Outro formato é a publicidade nativa, anúncios que são exibidos como se fossem um elemento normal da página.


Por exemplo: uma matéria publicitária que é exibida em um site de conteúdo jornalístico como se fosse uma notícia comum, no meio das próprias notícias do site. Ou uma foto postada no Instagram que aparece normalmente em seu feed.


A publicidade nativa sempre vem com uma indicação de “Patrocinado”. A vantagem desse formato é fazer campanhas publicitárias sem interferir na navegação e na experiência do usuário. Além disso, com esse tipo de anúncio, você oferece um conteúdo relevante para sua persona ao mesmo tempo em que promove sua marca ou produto.


O terceiro tipo são os anúncios em vídeo, muito comuns no YouTube, por exemplo.


E o quarto e último formato é o link patrocinado, também chamado de anúncio de rede de pesquisa.


Sabe quando você procura por alguma palavra-chave no Google e os primeiros resultados são anúncios?


Então, esse é o link patrocinado. A empresa paga para aparecer em destaque sempre que alguém pesquisar por essa palavra-chave, e você pode fazer isso também para promover uma página de seu negócio.


E aí, pronto para fazer marketing digital?


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